O professor Dr. Jader Camilo Pinto, em parceria com os dentistas Felipe Vargas Canton e Gustavo Lúcio do Nascimento de Souza , egressos do curso de Odontologia do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Barbacena, acaba de publicar um artigo científico de destaque na área de endodontia.


Intitulado “Protocolos de irrigação final em endodontia: Uma revisão narrativa”, o estudo foi publicado no dia 22 de maio de 2025 e tem como objetivo analisar os principais protocolos utilizados na etapa final da irrigação dos canais radiculares, etapa essencial para o sucesso do tratamento endodôntico.
Além dos profissionais ligados ao UNIPAC, a pesquisa contou com a colaboração da pesquisadora Pâmela Gracielle da Fonseca, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A revisão, de caráter qualitativo, retrospectivo e descritivo, reuniu dados das principais bases científicas (PubMed, LILACS e SciELO) e comparou sete técnicas de irrigação: Irrigação Convencional, Ativação Dinâmica Manual, Irrigação Ultrassônica Passiva, Irrigação Ultrassônica Contínua, Ativação EasyClean, XP Endo Finisher e Irrigação Sônica.
Os autores apontam que, embora a irrigação convencional ainda seja amplamente utilizada, apresenta limitações na remoção da smear layer (camada de resíduos) e na desinfecção dos canais. As técnicas ultrassônicas se mostraram mais eficazes, porém com risco de lesões nos tecidos. Já métodos como EasyClean e XP Endo Finisher se destacaram por sua eficiência e segurança, despontando como alternativas promissoras para a prática clínica.