A colação de grau 2025.01 foi um marco para a história da UNIPAC Lafaiete. O primeiro aluno com deficiência visual concluiu o curso de Psicologia na instituição. Lucas Guilherme Lopes da Silva Duarte, de 29 anos, é um estudante dedicado e superou desafios para alcançar seu sonho de ter uma profissão.
Lucas conta que escolheu a Psicologia por considerar uma profissão belíssima e também por gostar muito de escutar e acolher as pessoas. Ele ainda explica como foi o período de estudos: “Tive o apoio dos meus professores e a UNIPAC, em parceria com a instituição Olhos d’Alma, fornecia minhas provas em braile. Além disso, utilizei tecnologias assistivas, principalmente com o aplicativo @voice, que é um leitor de PDF. Foi por meio dele que tive autonomia para poder ter acesso às matérias que os professores me passavam. Também tive o apoio harmônico dos meus colegas, que me ajudaram muito; minha relação com eles era muito saudável”, pontua.
O agora psicólogo afirma que a formatura foi uma conquista: “É uma vitória muito grande poder realizar o meu sonho de concluir uma graduação e ter uma profissão. Em nenhum momento pensei que minha deficiência visual fosse um empecilho para mim, porque eu sempre acreditei na minha capacidade e no meu potencial de transformar a minha vida”.
Cerimônia marcante
A cerimônia de colação de grau, realizada no dia 12 de agosto, foi muito marcante e iniciou com a diretora acadêmica da UNIPAC Lafaiete, Ana Carolina Chaves Ferreira, fazendo a descrição do ambiente para Lucas, mostrando a importância da acessibilidade e inclusão.
Lucas Guilherme também foi escolhido por sua turma para ser orador e emocionou a todos com seu discurso, destacando que: “A perseverança e a fé são duas irmãs que nos direcionam a persistir na luta pelos nossos objetivos”. Além disso, ele foi condecorado com a medalha Zezinho Bonifácio, concedida ao acadêmico que se destaca por seu comportamento exemplar, dedicação exímia às atividades escolares, amor genuíno à instituição, cordialidade no convívio e elevada estima para com seus colegas.
Para a diretora Acadêmica, Ana Carolina Chaves Ferreira, a cerimônia foi histórica: “Formamos nosso primeiro aluno com deficiência visual. Celebramos a força de um aluno que transformou barreiras em pontes. E essa não foi apenas uma conquista institucional — foi uma vitória da coragem, da persistência e da inclusão possível e real. Uma conquista que envolveu a direção da UNIPAC, a coordenação de curso, os professores e, sobretudo, o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAP), que, por meio do trabalho dedicado da psicopedagoga Vanessa Tavares, proporcionou um acompanhamento não apenas profissional, mas também acolhedor e gentil”. Ana Carolina desatacou ainda que quando Lucas Guilherme subiu ao palco para receber seu diploma de Psicologia, ele não carregava apenas um título: “Ele trazia consigo uma trajetória que inspirou cada um de nós. E, ao lhe entregar a medalha Zezinho Bonifácio — concedida ao acadêmico que se destaca por seu comportamento exemplar e dedicação às atividades escolares — confesso: meus olhos se encheram de lágrimas”, finaliza.


