Grupo Educacional Fupac/Unipac

O Curso

A Engenharia de Produção é o ramo que planeja, projeta e gerencia sistemas organizacionais que envolvem recursos humanos, materiais, tecnológicos, financeiros e ambientais, com o propósito de aumentar a produtividade, garantir a qualidade do trabalho e produtos e reduzir custos de produção de bens e/ou serviços. Uma das principais características do engenheiro de produção é a multidisciplinaridade, pois esse profissional é capaz de gerenciar os recursos humanos e de unir conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais da empresa. Assim, o Engenheiro de Produção é o profissional responsável e capaz de controlar perdas em todos os processos de uma organização, seja a empresa produtora de produtos e/ou serviços. Inclui que ele é o profissional com capacidade de identificar e analisar as causas, estabelecer planejamentos preventivos e corretivos.

MERCADO DE TRABALHO

Devido a uma formação ampla, o engenheiro pode atuar no setor industrial, agro agrícola, turismo, telecomunicação, informática, saúde, comercial e prestação de serviços, etc. Ele pode atuar na área financeira, análise da estrutura empresarial, produção de gêneros agrícolas, na comercialização de produtos, e outras diversas. Muitos podem abrir seu próprio negócio ou atuar como consultores em empresas de diferentes setores, devido aos conhecimentos em economia, gestão de pessoas e no gerenciamento administrativo. As principais áreas de atuação do Engenheiro de Produção são: controle de qualidade, engenharia do trabalho, desenvolvimento organizacional, planejamento e controle, produção mecânica, produção de materiais, produção química, produção elétrica e produção civil.
Para as organizações, diante de suas necessidades de sobreviverem no mercado e tornarem-se cada vez mais competitivas, o engenheiro de produção é quem se mostra capaz de administrar, pois possui know-how suficiente para atuar nas frentes para buscar os melhores resultados e ajudar a manter a competitividade. Dessa forma, o engenheiro de produção é o profissional que mostra-se como peça fundamental dentro de todo o processo, sendo sua capacidade multidisciplinar e seus conhecimentos técnicos de gestão e economia, fazem com que ele atue de forma mais focada para ajudar a empresa a enfrentar períodos mais complicados.

10 períodos (5 anos) - Bacharelado

Noturno/presencial

BRUNO DE FREITAS HOMEM DE FARIA

DOUTOR

DANIELE SILVA

ESPECIALISTA

FABIANO EUSTAQUIO GUIMARÃES

ESPECIALISTA

JÉSSICA NATALIA DA SILVA MARTINS

DOUTORA

JOÃO VICTOR RIBEIRO SANTOS

MESTRE

JULIANA RODRIGUES FERREIRA

ESPECIALISTA

RAPHAEL HENRIQUE TEIXEIRA DA SILVA

MESTRE

SARA MARIA RIBEIRO DE SOUSA

DOUTORA

SILVANA CRISTINA DIAS MIRANDA

ESPECIALISTA

VALDINEI DO AMARAL MARCOLINO

MESTRE

WILTON NATAL MILANI

MESTRE

Raphael Henrique Teixeira da Silva

Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São João del Rei (2014), pós-graduado em Engenharia e Segurança do Trabalho pela Univiçosa (2017), mestre em Estatística Aplicada e Biometria pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Foi Instrutor Profissional no curso Técnico de Segurança do Trabalho do SENAI – Ponte Nova. É Professor e Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da FUPAC Ponte Nova, desde 2020. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (UFV). Como também, atua como Diretor-Acadêmico da FUPAC – Ponte Nova. Tem como interesse as seguintes áreas de atuação: gestão da qualidade, segurança do trabalho e estatística aplicada.

E-mail Institucional: raphaelsilva@unipac.br