Grupo Educacional Fupac/Unipac

UNIPAC Lafaiete, Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Bike Shop se reúnem na 5° edição do Pedal da Fé

Tudo pronto para o Pedal da Fé! Será amanhã, dia 12 de junho, o Pedal da Fé. Pela 5ª vez, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a UNIPAC Lafaiete e a Bike Shop/Avelar Drumond se unem para promover este momento especial de fé, esporte e convivência. No dia 3 de junho, o pároco da Basílica, padre Euder e a jornalista Frances Santana, da equipe de Marketing da UNIPAC Lafaiete, estiveram na rádio Carijós para falar sobre o Pedal da Fé. O padre Euder contou que evento teve início em 2022: “A UNIPAC me apresentou a proposta, mostrando a importância de resgatar o valor do cuidado com espiritualidade e com o corpo. Já desde o primeiro ano, a BikeShop Avelar Drumond também abraçou o projeto. A proposta é aproveitar festa do Sagrado Coração de Jesus. Então, o Pedal da Fé acontece todo dia, dedicado ao Coração de Jesus – dia da Entronização”. O Pedal da Fé conta com um percurso de 9km: “É um trajeto tranquilo, feito para toda família; vai crianças, idosos, não tem restrição. A concentração é às 7h30, em frente ao Corpo de Bombeiros e vai até a Basílica do Sagrado Coração de Jesus”, explicou Frances. Além dos ciclistas, o evento também conta com a participação de corredores e caminhantes: “Qualquer pessoa pode participar, é um evento gratuito. Pedimos a doação de 1kg de alimento não perecível”, informou o padre Euder. O pároco também destaca a participação na missa: “A concentração será às 7h30, em frente ao Corpo de Bombeiros. Ao chegar na Basílica, todos receberão a benção do padre, recebem uma lembrancinha do Espaço Católico Padre Pio, que é parceiro do evento. Logo em seguida terá a celebração da Missa, às 10h. O Pedal da fé conta com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Copasa, Espaço Católico Padre Pio, Supermercado Brasil, Avelar Esportes, Vila Rica Complexo do Lazer, Maisfit Academia. Dia: 12 de junho de 2026, às 7h30, em frente ao Corpo de Bombeiros📍 Inscrição: 1 kg de alimento não perecível📝 Inscreva-se pelo Sympla https://www.sympla.com.br/evento/quinto-pedal-da-fe/3435441?referrer=www.google.com&referrer=www.google.com

Egressas da UNIPAC Lafaiete transformam sonho em negócio na Engenharia Civil

Em 2023, a engenheira civil Keity Moreira Marques criou o escritório KYM BIM e Engenharia e, em 2025, a também egressa Rayane Aparecida Mendes se juntou a ela. Assim, as egressas da UNIPAC Lafaiete iniciaram sua jornada empreendedora. Elas contam que, no início, por serem recém-formadas, tiveram receio de colocar em prática tudo o que aprenderam na faculdade e de assumir a responsabilidade técnica dos serviços, mas se mantiveram firmes no propósito de ampliar a visão e estruturar melhor os serviços, focando em soluções práticas e acessíveis para os clientes. Para elas, ser mulher na Engenharia Civil ainda é desafiador: “Ainda é evidente a menor presença feminina em muitos espaços. As mulheres enfrentam situações de preconceito, diferenças salariais e questionamentos sobre sua capacidade. No entanto, seguimos mostrando, por meio do trabalho, que somos capazes e competentes. Mas percebemos um cenário em evolução, com o aumento da presença feminina, o que fortalece cada vez mais a área”. A formação na UNIPAC foi essencial para que elas pudessem construir a base técnica: “Durante a graduação, desenvolvemos o conhecimento necessário para atuar com responsabilidade, além de habilidades que hoje aplicamos diretamente no dia a dia profissional. A faculdade também nos moldou profissionalmente, preparando-nos para enfrentar desafios, buscar soluções e evoluir constantemente no mercado de trabalho”. As engenheiras deixam um conselho para quem deseja empreender na área: “Sejam persistentes e tenham paciência, pois os resultados não são imediatos. Todo o conhecimento adquirido ao longo do processo faz com que você se diferencie no mercado. Além disso, não espere estar 100% pronto para começar. O crescimento vem com a prática. Busque estudar e tenha coragem de dar o primeiro passo”. A KYM BIM Engenharia fica na Av. Telésforo Cândido de Resende, nº 308, sala 208, Centro. Mais informações pelos Instagram @kym_engenharia, @rm.engenhariacivill, @mendes.2002 e @eng.keitymarques. Estude Engenharia Civil. Faça sua inscrição no vestibular ou a nota do ENEM 👉https://unipac.br/vestibular/

UNIPAC Lafaiete promove palestra sobre gestão educacional para estudantes de Pedagogia

Os estudantes do curso de Pedagogia da UNIPAC Lafaiete participaram de uma palestra enriquecedora sobre gestão educacional, no final do mês de maio, promovida pela professora Flávia. A atividade contou com a presença da diretora Ivana e do vice-diretor Wagner, da Escola Estadual Geraldo Bittencourt, que compartilharam suas experiências, desafios e aprendizados à frente da gestão escolar, proporcionando importantes reflexões sobre o papel da liderança na educação. Momentos como este fortalecem a formação acadêmica e aproximam os futuros pedagogos da realidade das instituições de ensino.

Egressa de Psicologia da UNIPAC Lafaiete participa de programas do SBT Alterosa

A egressa do curso de Psicologia da UNIPAC Lafaiete, Caroline Assis Santos Rezende, vem se destacando profissionalmente. A psicóloga, comunicadora, artista e mentora de carreira foi convidada para participar dos programas Saber Viver e Saúde Agora, no SBT Alterosa. Ela contou sua trajetória e como a junção de Psicologia e arte tem mudado sua vida. Caroline se formou em 2021 e, durante o curso, teve experiências em Psicologia do Trânsito e Recursos Humanos: “Essas experiências foram fundamentais para ampliar minha compreensão sobre comportamento humano, saúde emocional, relações interpessoais e desenvolvimento de pessoas em diferentes contextos. Minha formação com ênfase em Psicologia Organizacional teve um impacto profundo na profissional que me tornei, inclusive na clínica. Ela me trouxe um olhar estratégico, sensível e integrativo sobre o sujeito”. Mas a atuação de Caroline vai além: “A arte sempre atravessou minha vida. Teatro, música, comunicação e expressão artística fazem parte da minha construção desde a infância, e hoje compreendo que minha atuação nasce justamente da integração entre ciência, arte e humanidade. Hoje atuo no consultório clínico, na mentoria de carreira, em projetos de desenvolvimento humano e também por meio do teatro terapêutico, utilizando a arte como ferramenta de expressão emocional, fortalecimento socioemocional e construção de autonomia”, pontua. E as oportunidades de participar dos programas Saber Viver e Saúde Agora, no SBT Alterosa, vieram justamente pela forma com que Caroline atua: “Os convites surgiram por meio do meu posicionamento profissional e dos conteúdos que compartilho nas redes sociais. Fui selecionada pela maneira como comunico temas relacionados à Psicologia, desenvolvimento humano, saúde emocional e comportamento de forma acessível, profunda e próxima das pessoas. Participar dos programas de TV foi um marco muito significativo na minha trajetória, porque representou a expansão da Psicologia para espaços de grande alcance social. A televisão possui uma potência enorme de transformação coletiva. Poder ocupar esse espaço levando reflexões sobre saúde emocional, autenticidade, relações humanas e desenvolvimento psicológico foi extremamente simbólico para mim enquanto profissional. Mais do que uma participação televisiva, enxerguei esse momento como a confirmação de um propósito: contribuir para que a Psicologia dialogue cada vez mais com a vida real das pessoas, alcançando públicos que talvez nunca chegassem inicialmente ao consultório”. Entre as muitas atuações da egressa, ela também é idealizadora do ecossistema de desenvolvimento Neurocena, em parceria com Márcia Viana: “O Neurocena integra arte, neurociência e Psicologia em um espaço dedicado ao desenvolvimento humano em todas as fases da vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos. Nosso propósito é construir caminhos de cuidado que integrem emoção, cognição, comportamento e expressão, compreendendo que arte e ciência não são opostos, mas aliados potentes na promoção de bem-estar, aprendizagem, autonomia e transformação”. Importância de uma boa formação profissional Segundo a psicóloga, a UNIPAC teve um papel muito importante na construção da sua trajetória profissional: “A graduação me ofereceu não apenas formação técnica, mas também preparo para o mercado, visão estratégica e oportunidades que foram fundamentais para meu desenvolvimento. Minha formação com ênfase em Psicologia Organizacional ampliou significativamente minha compreensão sobre comportamento humano, relações, gestão emocional e desenvolvimento de pessoas — aspectos que impactam diretamente minha atuação clínica hoje. Além da formação acadêmica, a instituição também me abriu portas importantes ao longo da caminhada. Tive a oportunidade de ministrar aulas na pós-graduação em Gestão de Pessoas, na disciplina de Gestão de Carreiras, além de participar de palestras e projetos que fortaleceram minha comunicação e minha atuação profissional. Sou profundamente grata à diretora acadêmica Ana Carolina e ao professor Stefan Willian pelas oportunidades, confiança e incentivo ao longo da minha trajetória”. Caroline também destaca que um dos maiores aprendizados da sua trajetória foi compreender que autenticidade também é uma força profissional: “Durante muito tempo tentei entender como unir Psicologia, arte, comunicação, educação, neurociência e desenvolvimento humano, até perceber que justamente essa integração era o que dava sentido à minha atuação. Mais do que construir uma carreira, acredito que estou construindo possibilidades de encontro entre ciência, sensibilidade e transformação social”. Por fim, Caroline deixa uma mensagem para os alunos e futuros profissionais da Psicologia: “Não percam a sensibilidade; a Psicologia exige conhecimento técnico e responsabilidade, mas exige também humanidade, presença, escuta e coragem para sustentar encontros genuínos com o outro. Aproveitem profundamente cada experiência da graduação, porque muitas vezes são justamente os estágios, os projetos, os desafios e os encontros que ajudam a construir nossa identidade profissional. E, principalmente, não tenham medo de construir uma trajetória autêntica. A Psicologia possui inúmeras possibilidades de atuação, e, quando encontramos um caminho alinhado à nossa essência, o trabalho deixa de ser apenas exercício profissional e passa a se tornar propósito, impacto e transformação. O conhecimento transforma, mas é a sensibilidade que dá direção ao cuidado”, finaliza.

Aula Prática de Química Geral na UNIPAC Lafaiete

Aprendizado na prática! Os alunos dos cursos de Engenharia participaram da aula prática de Química Geral com o tema “Cálculo da massa específica de corpos regulares e irregulares”. A atividade proporcionou a aplicação dos conceitos teóricos por meio de medições, cálculos e experimentos em laboratório, fortalecendo a relação entre teoria e prática na formação acadêmica.

Estudantes da UNIPAC Lafaiete promovem ação de conscientização sobre a Luta Antimanicomial.

Os alunos do 9º período de Psicologia da UNIPAC Lafaiete promoveram, no dia 28/05, uma ação de extensão dedicada à Luta Antimanicomial, incentivando reflexões sobre saúde mental, direitos humanos e a importância do cuidado em liberdade. Por meio de exposições, materiais informativos e atividades interativas, a comunidade acadêmica foi convidada a repensar estigmas e preconceitos, fortalecendo a compreensão de que o cuidado em saúde mental deve ser pautado pela escuta, pelo respeito e pela dignidade humana.

UNIPAC Lafaiete realiza ação social e jurídica na Comunidade Quilombola Vila Lobos

No dia 30/05, os alunos e professores do Curso de Direito da UNIPAC viveram uma experiência que ficará marcada em nossa trajetória acadêmica e humana. Por meio do Projeto de Extensão realizado na Comunidade Quilombola Vila Lobos, levamos orientação jurídica, promovemos ações sociais e, acima de tudo, exercemos nossa missão de colocar o conhecimento a serviço da comunidade. Foi um dia de escuta, acolhimento e compromisso social. Tivemos a oportunidade de conhecer de perto a realidade dos moradores, dar visibilidade às suas demandas e contribuir para que suas vozes fossem ouvidas, mobilizando inclusive representantes do poder público para a busca de soluções. Mais do que uma atividade acadêmica, este projeto demonstrou que o Direito tem o poder de transformar realidades quando aliado à empatia, à cidadania e à responsabilidade social. Parabéns e nosso sincero agradecimento a todos os alunos, professores e parceiros que fizeram parte desta ação. Vocês mostraram que a verdadeira formação jurídica vai muito além da sala de aula.

Alunos de Engenharia da UNIPAC Lafaiete vivenciam experiência prática na Mina do Chico Rei.

No último sábado, os alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Minas participaram de uma enriquecedora visita técnica à Mina do Chico Rei, em Ouro Preto, acompanhados pela professora Michelle Coelho. A atividade proporcionou uma experiência única de aprendizado, permitindo aos estudantes conhecer de perto aspectos históricos, geológicos e minerários de um dos mais importantes patrimônios da cidade. Durante a visita, os alunos puderam percorrer as galerias subterrâneas da mina, compreender os métodos de extração utilizados ao longo da história e observar características geológicas que contribuíram para a formação mineral da região. Além disso, a atividade possibilitou reflexões sobre a evolução das técnicas de mineração, a segurança em ambientes subterrâneos, a preservação do patrimônio histórico e a relação entre a exploração mineral e o desenvolvimento de Minas Gerais. Mais do que uma aula de campo, a visita representou uma oportunidade de integrar teoria e prática, ampliando a visão dos futuros engenheiros sobre os desafios e as responsabilidades da atuação profissional. Experiências como essa fortalecem a formação acadêmica, despertam o olhar crítico e demonstram a importância do contato direto com ambientes reais de trabalho e estudo.

Estudantes de Psicologia da UNIPAC Lafaiete debatem cuidado e dignidade humana

No dia 27 de maio, os alunos do 8º período de Psicologia da Unipac Lafaiete realizaram o projeto de extensão “Luta Antimanicomial: Psicologia, Cuidado e Dignidade Humana”. A atividade contou com a apresentação do conto O Alienista, de Machado de Assis, seguida de uma reflexão sobre a luta antimanicomial e os desafios da medicalização na contemporaneidade. O encontro promoveu um importante debate sobre cuidado, liberdade, dignidade humana e inclusão, reforçando a importância de práticas de acolhimento e respeito às singularidades.