A Diretora Acadêmica da UNIPAC Lafaiete, Ana Carolina Chaves Ferreira, participou no dia 17 de dezembro do programa Manhã Total, da Rádio Carijós, onde fez um balanço do ano letivo e destacou as principais ações acadêmicas, culturais e institucionais desenvolvidas ao longo de 2025.
Ao avaliar o encerramento do ano, Ana Carolina ressaltou o sentimento de dever cumprido. “Encerramos o semestre com vários alunos concluindo seus cursos e que vão colar grau em fevereiro. Temos muitos alunos em formação e outros que já estão se matriculando para o próximo ano, o que demonstra a confiança na instituição”.
Durante a entrevista, a diretora destacou a importância dos projetos de extensão e o papel social da UNIPAC, que possui mais de 60 anos de história em Minas Gerais. “A UNIPAC tem uma responsabilidade social muito forte com a comunidade onde está inserida. Os projetos de extensão proporcionam aos nossos alunos o convívio com a comunidade e, ao mesmo tempo, permitem que a comunidade se aproxime da faculdade. Isso é muito importante para uma instituição de ensino”, explicou.
Outro ponto abordado foi o Intervalo Cultural, ação que passou a integrar a rotina da faculdade após o retorno das atividades presenciais. “Esse projeto começou logo após a pandemia, com o objetivo de proporcionar cultura para os nossos alunos. A cada dois meses, trazemos artistas da região para promover arte, encontro e alegria dentro da instituição”.
Entre os momentos marcantes de 2025, Ana Carolina citou o 1º Luau da UNIPAC, realizado em setembro em alusão ao Setembro Amarelo, e o tradicional Arraiá da UNIPAC. “No Luau, tivemos alunos cantando, recitando poesias. Os artistas foram os próprios estudantes. Já o Arraiá é um intervalo cultural que eles já aguardam, com quadrilha e muita interação”, contou. A diretora também destacou a apresentação da Orquestra do Projeto Garoto Cidadão, da CSN. “Foi um ponto alto do ano. Os corredores se encheram de música e acredito que muitos alunos tiveram ali o primeiro contato com uma orquestra”, completou.
Outro projeto realizado durante o intervalo das aulas é o 20h20, que tem foco no desenvolvimento das chamadas soft skills. “São cerca de 40 minutos dedicados a competências comportamentais, como liderança, trabalho em equipe, gestão do tempo e comunicação não violenta. Muitas vezes, essas habilidades são até mais importantes para o mercado de trabalho do que as competências técnicas”.
Ana Carolina também destacou a realização da primeira Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina Veterinária. “A cerimônia foi idealizada pela coordenação e pelos professores do curso. Os alunos do 1º e 2º períodos receberam o jaleco dos estudantes do 10º período, com a presença dos pais, o que tornou a noite ainda mais emocionante. Foi um momento de transmitir valores como ética e cuidado com a profissão”, afirmou.
Outro marco importante para a instituição foi a formatura do primeiro aluno com deficiência visual do curso de Psicologia. “Foi um momento de grande aprendizagem para a UNIPAC. O Lucas nos ensinou muito mais do que nós ensinamos a ele ao longo dos cinco anos de curso. Ele nos proporcionou a oportunidade de sermos uma instituição verdadeiramente inclusiva.
Sobre o curso de Biomedicina, novidade na UNIPAC Lafaiete, Ana Carolina avaliou a receptividade como positiva. “Tivemos muitos candidatos interessados no vestibular, o que se deve à nossa tradição e à infraestrutura. Temos laboratórios muito bem equipados e o curso é totalmente presencial, com aulas diárias e muitas atividades práticas”, explicou.
A diretora também reforçou a importância das viagens técnicas, eventos e atividades práticas na formação acadêmica. “Essas experiências permitem que o aluno veja a realidade funcionando, além de promover integração e socialização”, afirmou. Entre os exemplos, ela citou a viagem dos alunos de Direito a Brasília e a visita dos estudantes de Engenharia à Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu. “Isso cria um engajamento maior com o processo de formação e enriquece a vida acadêmica e profissional dos alunos”, completou.
Ao final da entrevista, Ana Carolina deixou uma mensagem de agradecimento. “Desejo um Feliz Natal e um excelente Ano Novo aos nossos alunos. Agradeço especialmente aos professores e aos funcionários administrativos. A UNIPAC existe porque vocês estão lá todos os dias”, concluiu.



