O Intervalo Cultural do mês de agosto foi abrilhantado pela Orquestra do Projeto Garoto Cidadão da Fundação CSN, unidade de Congonhas. Os jovens músicos e seus professores se apresentaram na UNIPAC Lafaiete, na segunda-feira, dia 18, fazendo com que a comunidade acadêmica cantasse e aplaudisse o concerto.
Para a coordenadora do projeto, professora Renata, a apresentação na UNIPAC foi um momento marcante para os educandos: “Para muitos deles, estar em uma faculdade, em um espaço dedicado ao conhecimento e à educação, trouxe a sensação de pertencimento e abriu horizontes de possibilidades para o futuro. Eles relataram que se sentiram valorizados por poder compartilhar sua arte e sua cultura em um ambiente tão significativo, reafirmando a música como um meio de transformação e expressão”.
De acordo com Renata, foi uma experiência de troca: “De um lado, a orquestra levando sua sensibilidade e talento; de outro, a universidade acolhendo e reconhecendo o potencial desses jovens. Esse encontro reforça a missão do Projeto Garoto Cidadão de promover a cidadania, a inclusão e o desenvolvimento integral, mostrando que a arte é, de fato, um caminho poderoso para transformar vidas”, pontua.
O professor da UNIPAC, Thiago Christian Nunes, contou que há muito tempo tinha o desejo de ver uma orquestra se apresentando para os alunos: “Quando conheci o Projeto Garoto Cidadão, da Fundação CSN, tive a confirmação de que se apresentariam em nosso Intervalo Cultural. A sensibilidade artística deles, o amor e o respeito pelas artes e pela música contagiam a todos que são brindados com suas apresentações. Foi uma apresentação contagiante e cheia de beleza musical e humana”.
Desde 2022, o Projeto de Extensão Intervalo Cultural tem sido uma ponte viva entre a arte e a educação, entre a universidade e a comunidade. Mais do que um espaço de apresentações, ele é um convite à sensibilidade, à escuta e ao reconhecimento da riqueza cultural de Conselheiro Lafaiete e região.
A diretora acadêmica, Ana Carolina Chaves Ferreira, afirma que foi uma honra receber a Orquestra do Projeto Garoto Cidadão. “Ver nossos corredores se encherem de música, alunos, professores e funcionários foi uma prova concreta de que a cultura transforma, emociona e une. Aqui na UNIPAC Lafaiete, acreditamos que o papel do ensino superior vai além da sala de aula. Projetos como o Intervalo Cultural cumprem com excelência nossa missão de formar não apenas profissionais, mas cidadãos sensíveis, críticos e comprometidos com a transformação social”.
Sobre o Projeto Garoto Cidadão
A Fundação CSN acredita que a cultura é essencial para o crescimento das comunidades onde atua. Sua missão é promover o diálogo e a difusão cultural, estimular a reflexão crítica e criar espaços para que a diversidade e a identidade local encontrem expressão e reconhecimento. Entre seus principais programas está o Projeto Garoto Cidadão, que tem capacidade de atendimento de 4.000 crianças e adolescentes.
Somente no último ano, foram realizadas 337 atividades culturais, impactando 70.403 pessoas em todo o país. Com presença em 14 municípios de 6 estados brasileiros, o projeto abrange diversas linguagens artísticas — artes visuais, música, dança, teatro, cultura e cidadania — fomentando o acesso e a participação da população em atividades culturais que inspiram novas perspectivas sobre a realidade de cada comunidade.


