Grupo Educacional Fupac/Unipac

Projeto de Extensão promove conscientização sobre o uso racional de medicamentos na Unipac GV

Projeto de Extensão promove conscientização sobre o uso racional de medicamentos na Unipac GV

Projeto de Extensão promove conscientização sobre o uso racional de medicamentos na Unipac GV

Projeto de Extensão promove conscientização sobre o uso racional de medicamentos na Unipac GV

Projeto de Extensão promove conscientização sobre o uso racional de medicamentos na Unipac GV

Projeto de Extensão promove conscientização sobre o uso racional de medicamentos na Unipac GV

Projeto de Extensão promove conscientização sobre o uso racional de medicamentos na Unipac GV

Projeto de Extensão promove conscientização sobre o uso racional de medicamentos na Unipac GV

Publicado em 13/05/2026

No dia 12 de maio de 2026, a Unipac Governador Valadares realizou, no hall da instituição, o Projeto de Extensão “Uso Racional de Medicamentos”, reunindo estudantes, professores e comunidade dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Psicologia em uma importante ação educativa interdisciplinar voltada à promoção da saúde e da conscientização da comunidade.

A atividade teve como principal objetivo a orientação sobre a importância do uso correto de medicamentos, alertando sobre os riscos da automedicação e do uso inadequado dessas substâncias. Além disso, a ação buscou estimular o trabalho multiprofissional e fortalecer o engajamento comunitário entre os cursos da área da saúde e a comunidade

Organizado pelas coordenadoras Débora Carla de Oliveira Santos, do curso de Psicologia, Carole Gusmão de Almeida, do curso de Biomedicina, e Naysia Alves Filgueiras, do curso de Enfermagem, o projeto destacou a importância da atuação integrada entre diferentes áreas do conhecimento na promoção da educação em saúde.

Durante a realização da atividade, foram abordados temas fundamentais como o uso racional de medicamentos, os riscos da automedicação, as interações medicamentosas, o uso correto de antibióticos e o descarte adequado de medicamentos. Por meio de orientações, diálogos e ações educativas, os participantes tiveram acesso a informações relevantes para a adoção de práticas mais seguras e conscientes relacionadas ao consumo de medicamentos.

A iniciativa se justifica pela relevância do tema para a saúde pública, uma vez que o uso inadequado de medicamentos pode causar reações adversas, interações perigosas e agravamento de doenças. Nesse contexto, a universidade reafirma seu compromisso com a formação ética e humanizada dos futuros profissionais da saúde, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente e bem informada.

Como resultados esperados, o projeto pretende ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre o tema, incentivar hábitos mais seguros relacionados ao uso de medicamentos e fortalecer a integração entre os cursos participantes, promovendo uma formação acadêmica mais crítica, responsável e comprometida com o cuidado à saúde.

Projeto de Extensão promove conscientização sobre o uso racional de medicamentos na Unipac GV