O UNIPAC Barbacena celebrou a publicação do artigo científico desenvolvido a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos acadêmicos Maria Gabriela, João Fernando, Gisele e Geovana, do curso de Fisioterapia, orientados pela professora Tamara Karina da Silva.
O estudo, intitulado “Abordagens fisioterapêuticas utilizadas no pós-operatório de ligamento cruzado anterior para o ganho de amplitude de movimento e força muscular”, foi aceito pela revista Cuadernos de Educación y Desarrollo, publicação de fluxo contínuo que reúne artigos inéditos de diversas áreas do conhecimento, servindo como importante veículo de divulgação científica multidisciplinar. A revista foi criada em 2009 na Espanha, onde permaneceu até 2022, e atualmente tem sede em Portugal.
A pesquisa trata-se de uma revisão sistemática que avaliou diferentes intervenções fisioterapêuticas no pós-operatório de reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA), estrutura fundamental para a estabilidade do joelho. Foram analisados 268 artigos encontrados nas bases PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde, chegando-se a 16 estudos que atenderam aos critérios rigorosos de inclusão.
Os resultados apontaram que técnicas como crioterapia, exercícios pliométricos, eletroestimulação neuromuscular, vibração de corpo inteiro, treinamento excêntrico e concêntrico, educação cruzada, agulhamento seco de ponto gatilho, vibração local com som vibroacústico e treinamento de resistência funcional demonstraram eficácia no ganho de força muscular e/ou amplitude de movimento. Já a estimulação elétrica nervosa transcutânea não apresentou benefícios significativos. Os estudos sobre o uso do Kinesio Taping mostraram resultados variáveis, com efeitos discretos ou não significativos em força muscular.
A professora Tamara destacou a importância do trabalho para a formação acadêmica e científica dos alunos e agradeceu o empenho de todos: “É uma grande satisfação ver um trabalho de conclusão de curso chegar a uma revista internacional, demonstrando a qualidade da formação que oferecemos e o comprometimento dos nossos estudantes.”