Presidente da FUPAC e do Reitor UNIPAC
Fábio Afonso Borges de Andrada é filho do fundador da Fundação Presidente Antônio Carlos, professor Bonifácio Andrada e de D. Amália Borges de Andrada. De origem mineira, nasceu no Rio de Janeiro, mas estabeleceu-se em Minas Gerais.
Em 1998 formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e fez sua Residência no BIOCOR. Possui também pós-graduação lato sensu em Gestão de Negócios pela FGV.
Fábio Andrada atua na Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC desde 1998, quando tiveram início os preparativos para a implantação do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, em Araguaína, instituição da qual foi o fundador. Posteriormente também foi o fundador do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, em Porto Nacional. Reestruturou a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Conselheiro Lafaiete e a Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares, como também o Campus Juiz de Fora, do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos.
Em 2005 foi designado Vice-Reitor Administrativo da Universidade Presidente Antônio Carlos e teve reiterada sua designação no Centro Universitário Presidente Antônio Carlos, em 2018. Ainda atuou como vice-presidente da FUPAC e diretor geral da FUNJOBE, mantenedora da Faculdade de Medicina de Barbacena.
Atualmente é o presidente de ambas instituições e reitor do Centro Universitário Presidente Antônio Carlos dando sequência ao desenvolvimento educacional de Minas Gerais iniciado e conduzido pelo professor Bonifácio Andrada desde 1963.
A Presidência é o órgão que centraliza, superintende, coordena e fiscaliza a execução de todas as atividades universitárias e administrativas pela fiel observância da legislação pertinente, sendo o principal centro administrativo- acadêmico da FUPAC/UNIPAC.
É também responsável por firmar convênios e parcerias com objetivo de projetar e ampliar ainda mais as atividades científicas e tecnológicas da vida universitária.
Tels.: (32) 3339-4901 / (32) 3339-4965
Fax: (32) 3339-4935
E-mail: reitoria@unipac.br
“A Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC – orgulha-se em ser a mantenedora das primeiras faculdades instaladas em Barbacena/MG. Da sua criação, há mais de 60 anos, já formou e diplomou profissionais em diversas áreas do conhecimento, que atuam e/ou já atuaram, profissionalmente, em todas as regiões do Brasil.
Sempre se renovando e reinventando, as faculdades mantidas pela FUPAC continuam a crescer transformando vidas através do conhecimento, com formação de qualidade aliada à tradição e experiência, nosso compromisso é com a educação e a cidadania, seja na formação superior através dos cursos de graduação, seja na qualificação através da especialização lato sensu, ou pela formação técnica nos cursos técnicos profissionalizantes.
O Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC com dois Campi – Campus Barbacena e Campus Juiz de Fora, atualmente oferta mais de 20 cursos superiores. Além do UNIPAC, a FUPAC mantém faculdades nas cidades de: Baependi, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Itabirito, Leopoldina, Mariana, Nova Lima, Ponte Nova, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Visconde do Rio Branco.
Sempre comprometidos com a Missão institucional, Visão e Valores, seguimos nossa jornada atentos a todas as exigências legais e avanços tecnológicos que
continuam a chegar ao longo das gerações que escolhem se qualificar e profissionalizar conosco. Por isso, nossos professores são altamente qualificados, nossos profissionais comprometidos e os ambientes escolares estão em constante atualização com laboratórios modernos, bibliotecas atualizadas com os mais diversificados títulos e salas de aula amplas e arejadas.
Nossos alunos são preparados para atuarem não só profissionalmente, aqui se formam cidadãos conscientes de seu papel social, afinal a responsabilidade social é um dos pilares mais importantes e dignificantes da formação superior.
Sinto-me honrado em estar à frente desta instituição que tanto já fez e faz pela sociedade e pela educação mineira, e agradeço a oportunidade de ter acompanhado o seu crescimento e desenvolvimento.”

Pedagogo e Bacharel em Direito, especialista em Gestão Escolar, atua na área educacional - Em 1998 atuou como Professor no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação em Barbacena-MG. À partir de 2001, segue atuando como Assistente de Direção na Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC prestando serviços na Unidade de Andrelândia -MG.
À partir de 2002, atua como Diretor de Unidade de Ensino da Fundação Presidente Antônio Carlos- FUPAC, dirigindo, implantando e encerrando Faculdades Isoladas (Faculdades Presidente Antônio Carlos e seus cursos de Graduação e Pós- Graduação Lato Sensu) e Centro Técnicos ofertantes de cursos de nível Técnicos Médio em diversas cidades de Minas Gerais ( Santos Dumont, Piranga, Barão de Cocais, São Gonçalo do Rio Abaixo, Montes Claros, Lima Duarte, Lambari, Baependi, Congonhas, Itabirito, Santo Antônio do Amparo, dentre outras) .
Participou da implantação e organização de Cursos " Normal Superior " e respectivas Faculdade de Educação e Estudos Sociais da Universidade Presidente Antônio Carlos -UNIPAC que funcionaram em mais de 180 Unidades/Cidades em Minas Gerais.
E-mail Institucional: domenicodezolt@unipac.br
Fale conosco