Grupo Educacional Fupac/Unipac

Egresso e docente do UNIPAC Barbacena publicam artigo científico em periódico internacional

O compromisso com a produção científica e a excelência acadêmica segue rendendo importantes conquistas para o UNIPAC Barbacena. O egresso Carlos Eduardo Geraldo e a docente Débora Silva são autores de um artigo científico publicado na revista Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences, periódico de circulação internacional na área da saúde. O trabalho, intitulado “Reconstrução Protética da Articulação Temporomandibular: Indicações e Contraindicações”, apresenta uma revisão da literatura sobre a utilização de próteses totais da articulação temporomandibular (ATM), abordando aspectos relacionados às indicações clínicas, contraindicações, benefícios, limitações e possíveis complicações do procedimento. A pesquisa destaca a evolução das técnicas de reconstrução da ATM e o papel das tecnologias modernas, como o planejamento cirúrgico virtual e os sistemas CAD/CAM, na obtenção de resultados mais previsíveis e seguros para os pacientes. O estudo também ressalta a importância da correta seleção dos casos e do acompanhamento especializado para o sucesso da reabilitação.

Artigo científico de professor, egressos e alunos do UNIPAC Barbacena é publicado

O curso de Odontologia do UNIPAC Barbacena comemora mais uma importante conquista acadêmica com a publicação de um artigo científico na International Journal of Science Dentistry, periódico de relevância na área odontológica. Intitulado “Diagnóstico e Tratamento de Sialolito Gigante no Ducto da Glândula Submandibular – Relato de Caso”, o trabalho foi desenvolvido por uma equipe formada por professor, egressos e acadêmicos da instituição, demonstrando o compromisso da instituição com a produção científica e a formação de profissionais qualificados. O artigo tem como autores o professor Antônio José Araújo Pereira Júnior, docente do curso de Odontologia do UNIPAC Barbacena e integrante do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Regional de Barbacena, os egressos Maria Eduarda D’Orazio Loures e Marcelo Augusto de Oliveira Souza, além dos acadêmicos Cristiano Jacques Silva Tobias, Matheus William Santos Pereira e Amanda Lívia Ferreira Silva. A pesquisa apresenta o relato de um caso clínico envolvendo uma paciente diagnosticada com um sialolito gigante localizado no ducto da glândula submandibular, uma condição considerada rara devido ao tamanho da calcificação. O estudo descreve o processo de diagnóstico, os exames realizados e o tratamento cirúrgico adotado, que permitiu a remoção do cálculo por via intraoral, com recuperação satisfatória da paciente. Além do relato clínico, o artigo apresenta uma revisão da literatura sobre a sialolitíase, discutindo aspectos relacionados ao diagnóstico, às possibilidades terapêuticas e aos avanços tecnológicos empregados atualmente no tratamento da doença.

UNIPAC Barbacena promove I Congresso Integrado dos Cursos da Saúde

Entre os dias 25 e 29 de maio de 2026, o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Barbacena realiza o I Congresso Integrado dos Cursos da Saúde, com o tema “Saúde em Rede: Integralidade do Cuidado, Interprofissionalidade e Inovação”. O evento acontecerá das 19h às 22h, em formato presencial com transmissão online, reunindo estudantes, profissionais, pesquisadores e gestores da área da saúde em uma ampla programação científica e interdisciplinar. Com sede no campus localizado na Rodovia MG-338, Km 8, Colônia Rodrigo Silva, em Barbacena, o congresso surge como um importante espaço de reflexão, troca de experiências e produção de conhecimentos voltados aos desafios contemporâneos do cuidado em saúde. A proposta do evento é fortalecer o diálogo entre diferentes áreas da saúde, promovendo práticas colaborativas, inovação e uma formação acadêmica comprometida com as necessidades reais da população e das coletividades. A programação contará com mais de 200 horas gratuitas de atividades, incluindo mais de 80 minicursos, 10 mesas-redondas interdisciplinares, palestras com especialistas, apresentações de trabalhos científicos e atividades integradas entre ensino, serviço e comunidade. As ações acontecerão tanto no formato presencial quanto online, ampliando o acesso e a participação do público. O congresso também será um espaço de valorização da produção científica, com submissão de trabalhos acadêmicos nas modalidades de trabalhos científicos, relatos de experiência, relatos de caso clínico e mostra de práticas acadêmicas. As apresentações ocorrerão em formato de banner presencial ou comunicação oral online. Os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do Congresso, além de haver premiações e menções honrosas para os melhores trabalhos apresentados na modalidade banner. Já as melhores apresentações orais poderão ser selecionadas para publicação. Um dos grandes destaques do evento será a conferência de encerramento com Jairnilson Silva Paim, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e uma das maiores referências da Saúde Pública brasileira. Reconhecido por sua trajetória na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela contribuição ao pensamento crítico em Saúde Coletiva, o professor abordará os desafios contemporâneos e as perspectivas para o futuro da saúde no Brasil. Segundo a organização, o congresso reforça o compromisso ético, científico e social das profissões da saúde com a construção de sistemas mais resolutivos, inovadores e humanizados. As inscrições são gratuitas e abertas a estudantes, profissionais, pesquisadores e demais interessados na área da saúde. A programação completa e mais informações estão disponíveis em Even3 – Congresso Saúde UNIPAC Barbacena.

UNIPAC Barbacena abre inscrições para o Vestibular 2026.2 com prova on-line

O UNIPAC Barbacena está com inscrições abertas, a partir desta terça-feira, para o Vestibular 2026.2, oferecendo diversas opções de cursos de graduação presencial. Os interessados podem realizar a inscrição de forma simples e gratuita pelo site do UNIPAC. Nesta edição, a prova será realizada de forma totalmente on-line, trazendo mais praticidade e comodidade aos candidatos que desejam ingressar no ensino superior. Ao todo, a instituição oferece 20 cursos presenciais, distribuídos entre o campus Reitor Bonifácio de Andrada, no bairro Boa Morte, e o campus Magnus, em Campolide. As áreas contempladas incluem Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Terapia Ocupacional. Além do vestibular, os candidatos também podem ingressar por outras modalidades, como utilização da nota do ENEM, transferência de outra instituição, segunda graduação, retorno para ex-alunos e PASUN, voltado a estudantes do ensino médio que desejam conquistar a vaga por meio de avaliações seriadas. O UNIPAC Barbacena também disponibiliza modalidades de bolsas e descontos para os estudantes. Entre elas está o Programa 50+, que concede 50% de desconto nas mensalidades para candidatos com mais de 50 anos, além da promoção de matrícula com 50% de desconto. Outras bolsas podem chegar a até 100%, conforme regulamento institucional. Um dos destaques desta edição é o “Avança Técnico”, voltado especialmente para estudantes que já possuem formação técnica. O programa garante 45% de desconto nas mensalidades para candidatos que concluíram cursos técnicos por meio do Trilhas de Futuro ou que tenham realizado formação técnica integrada ao Ensino Médio. A proposta é reconhecer a experiência profissional e incentivar a continuidade da formação acadêmica. Segundo estudos recentes, profissionais com ensino superior possuem maiores oportunidades no mercado de trabalho e melhores perspectivas salariais, tornando a graduação um importante investimento para o futuro profissional. “Estamos dedicados a oferecer uma formação sólida, inovadora e conectada às exigências do mercado de trabalho. Nosso compromisso é preparar os estudantes para os desafios profissionais e pessoais de suas carreiras”, destacou Sarah Russo, diretora acadêmica do UNIPAC.

Egressa do UNIPAC Barbacena coleciona aprovações em concursos públicos

Letícia se formou em Direito e transformou dedicação aos estudos em conquistas A trajetória de Letícia Cristina Andrade Silva é marcada por excelência acadêmica, foco e determinação. Formada em Direito pelo Centro Universitário Presidente Antônio Carlos – UNIPAC Barbacena, turma de 2016 a 2020, Letícia recebeu a Medalha Presidente Antônio Carlos, honraria concedida a alunos com desempenho de destaque, ao alcançar a média global de 89,77. Aprovada no 33º Exame da Ordem, atua na advocacia há quatro anos e construiu uma carreira pautada pela dedicação à área jurídica. Em agosto de 2022, iniciou uma nova jornada nos estudos para concursos públicos. O resultado veio com aprovações expressivas: conquistou o 28º lugar para Analista Judiciária do TRE-MG e, mais recentemente, celebrou mais um grande marco ao alcançar o 16º lugar para Auditora do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais. Uma história que inspira e reforça que disciplina, preparo e constância seguem sendo caminhos sólidos para transformar sonhos em realidade. – Pergunta: Letícia, muitos alunos veem a faculdade apenas como uma etapa burocrática, mas você saiu dela com a Medalha Presidente Antônio Carlos e uma média excepcional. De que forma o conteúdo e o suporte que você recebeu no Direito do UNIPAC foram determinantes para que você fosse aprovada no Exame de Ordem e, mais tarde, em concursos de elite? Resposta: No curso de Direito do UNIPAC Barbacena eu tive o suporte de professores experientes que me proporcionaram a autonomia necessária para o estudo voltado para o Exame de Ordem e os concursos. A base que construí durante a faculdade me ensinou como me manter estudando, atualizando o que mudasse ao longo do tempo e também me aprofundando nas disciplinas. Toda a experiência que tive contribuiu fortemente para eu trilhar meu caminho nos concursos públicos. Vejo o ensino superior como uma fase essencial para uma carreira de sucesso, especialmente em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Sou muito grata ao UNIPAC Barbacena e aos meus professores, pois foram fundamentais nessa jornada. – Pergunta: Você experimentou a advocacia por quatro anos e agora se destaca na área de controle e tribunais. Para o aluno que está começando, como você descreveria essa versatilidade da carreira jurídica? O curso de Direito realmente abre as portas que promete? Resposta: Creio que abre muitas portas sim, mas é preciso direcionamento. As carreiras voltadas para bacharéis em Direito são bem variadas e para ser bem-sucedido em uma delas é necessário um foco maior, principalmente para os cargos públicos. Para quem está começando agora, tanto a faculdade quanto o estudo para concurso, é importante ter um objetivo específico em mente, uma área de maior afinidade, para direcionar os estudos para estas provas. Por exemplo, quem deseja atuar na área de tribunais, tem que focar em materiais de estudo e provas voltadas para tribunais. Quem quer carreira policial, a mesma coisa. Depois que criar uma base sólida nas principais disciplinas, é possível diversificar e tentar outras carreiras. Mas no início, ter um foco aumenta a chance de sucesso. – Pergunta: As aprovações no TRE-MG (28º lugar) e no TCE-MG (16º lugar) são conquistas de altíssimo nível. Como você utilizou os conceitos aprendidos em sala de aula para enfrentar essas provas? E o que diria para o estudante que hoje se sente intimidado pela complexidade dessas carreiras? Resposta: O que aprendi em sala de aula, que foi mais relevante para essas provas, foi a base doutrinária. O período da faculdade é o momento ideal para o aluno construir uma base doutrinária forte, que o ensine a pensar juridicamente e desenvolver seu raciocínio. Dessa forma, mesmo depois de formado, ele ainda será capaz de se manter atualizado e conseguir compreender as alterações na legislação e na jurisprudência. Para quem se sente intimidado, esse sentimento é frequente no início, mas é fundamental não se deixar levar por crenças limitantes. O nível de cobrança dessas provas é alto, mas o estudo para concurso é um trabalho de construção diária, em que o estudante evolui cada vez mais. Com o tempo, você passa a entender os padrões de cobrança das bancas e quais pontos precisam de maior atenção. Com constância e qualidade de estudo, é possível alcançar altos níveis.  – Pergunta: Olhando para trás, desde o seu primeiro dia no UNIPAC Barbacena até a aprovação para Auditora, valeu a pena cada hora de estudo? Que mensagem você deixa para os alunos que sonham em transformar suas vidas por meio do Direito, assim como você transformou a sua? Resposta: Com certeza valeu muito a pena e eu faria tudo de novo, se fosse necessário. Para quem também está batalhando para transformar sua vida por meio do Direito, meu conselho é: não desista quando reprovar. As reprovações fazem parte do caminho e tive que lidar com várias até chegar na lista de aprovados. Mantenha o foco, a constância e a disciplina, que o resultado certamente virá. O caminho é árduo, renúncias são necessárias, mas é extremamente recompensador. É uma mudança para vida toda. E o mais importante: não deixe o medo de não ser capaz falar mais alto. Esse tipo de pensamento só atrasará sua aprovação. 

Alunos do Técnico em Enfermagem participam de ação de saúde voltada à terceira idade em Leopoldina

Os alunos do curso Técnico em Enfermagem do CTP Leopoldina participaram de uma ação especial voltada à promoção da saúde da população idosa, reforçando a importância do cuidado em todas as fases da vida. A atividade foi realizada a convite da assistente social da terceira idade, Júlia Zanela, e proporcionou atendimento e orientações à comunidade. Durante a iniciativa, os estudantes ofertaram serviços de aferição de pressão arterial, realização de testes de glicemia capilar e orientações sobre cuidados com a saúde, contribuindo para a prevenção de doenças e o acompanhamento de condições crônicas comuns na terceira idade. A ação também contou com a participação da equipe de enfermagem do Polo de Saúde, que realizou a campanha de vacinação contra a gripe e promoveu uma palestra educativa sobre a importância da imunização, hábitos saudáveis e qualidade de vida. Todo o trabalho foi acompanhado e supervisionado pela professora Cristiane, garantindo a segurança dos atendimentos e proporcionando aos alunos uma oportunidade de aprendizado prático, aliado ao compromisso social e ao acolhimento da comunidade.